NOVA LINHA DE PROCESSADORES INTEL

Postado por C segunda-feira, 3 de agosto de 2009 1 comentários

Os novos nomes dos chips
Intel abandona nomenclatura por número de núcleos e cria três famílias de processadores. Computadores terão ranking de estrelas
POR MARLOS MENDES , RIO DE JANEIRO

Maceió - Dual Core, Core 2, Core2Duo, QuadCore. Depois de provocar muita confusão na cabeça do consumidor, a Intel resolveu simplificar a nomenclatura de seus processadores. A partir de agora, serão apenas três famílias: iCore, Pentium, e Celeron. Indicando os mais avançados, os medianos e os básicos, respectivamente.


A família iCore é o topo de linha, com tecnologias mais avançadas. Será composta pelos processadores iCore 7, que já estão no mercado, e pelos iCore 3 e iCore 5. No segundo semestre serão lançados o novo iCore7, e o iCore 5 para notebooks (arquitetura Nehalem). Em 2010 será lançado o iCore 3 e os novos iCore 5. A Intel não revela as características de cada modelo, apenas que terão mais ou menos recursos.

Além disso, os computadores com tecnologia Intel passam a ser classificados por um sistema de estrelas, de uma a cinco, dos mais básicos para os mais avançados. Note-se que a classificação é indicativa apenas para o processador, não para a configuração total.

A Intel não vai recomendar as configurações ideias para cada processador, tarefa que caberá aos fabricantes, responsáveis por montar os computadores e buscar as melhores opções para seus consumidores. "O sistema de estrelas serve para facilitar a decisão de compra. Quem já conhece um pouco mais e procurar características específicas no processador não precisará das estrelas", explica Elber Mazaro, diretor de Marketing da Intel Brasil.
O número de núcleos, além de criar confusão ao ser usado nos nomes dos processadores, também não serve mais como parâmetro único de desempenho. Segundo Elber Mazaro, o objetivo é fixar na cabeça do consumidor que iCore é sinônimo de topo de linha, Pentium, de intermediário, e Celeron, de processador básico.

As famílias Pentium e Celeron continuarão a existir, ganhando melhor desempenho ao serem feitos com arquiteturas mais modernas e com circuitos cada vez menores.

Fabricantes e revendedores serão orientados sobre como atribuir as estrelas aos computadores montados. “Se não seguirem as regras corretas, correm o risco de não poder mais trabalhar com a Intel, que tem 80% do mercado”, diz Elber.

O sistema de estrelas foi inspirado na classificação de estrelas dos hotéis. Uma estrela significa " qualidade e confiabilidade". Duas estrelas: "confiabilidade comprovada para computação diária e multitarefa simples". Três estrelas: "tecnologia inteligente, rápida e com uso eficiente de energia". Quatro estrelas: " alta tecnologia, inteligência avançada e velocidade tornam você mais produtivo". Cinco estrelas: "as mais inteligentes e inovadoras tecnologias que maximizam a velocidade e as possibilidades da sua computação".

Portáteis mais finos

A Intel anunciou que todas as famílias de processadores passam a usar a tecnologia Ultra Low Voltage (voltagem ultra baixa), que permite a fabricação de netbooks ainda mais finos e de baixo consumo de energia. Segundo Mazaro, a princípio os fabricantes devem cobrar o preço da novidade. “O Natal deste ano ainda deve ser do netbook, que já é um produto maduro no exterior, mas ainda é novidade no Brasil. Ano que vem, os modelos com Ultra Low Voltage devem ser estabelecer”, analisa.

Também no segundo semestre deste ano será lançado o Atom Dual Core, novo modelo da linha de processadores menores e mais econômicos criados para dispositivos móveis, como netbooks. Segundo Mazaro, o Atom Dual Core se presta aos chamados nettops, computadores de mesa com menos recursos do que os desktops, e cuja principal função é a computação básica e Internet.

Segundo Mazaro, a diversidade de produtos não provoca competição entre eles, mas amplia o mercado. “Se houver canibalização será entre produtos próximos, não entre um iCore e um Atom”, explica

Fonte:
Jornal O DIA

1 comentários:

Marcelo Horta disse...

Legal seu post cara, dá pra esclarecer um pouco sobre algumas dúvidas sobre nomes e tal, mais continua muito confuso, não sei se é o texto, se é muito nome ou se eu estou com muita preguiça para prestar atenção nos detalhes! HEHEHE
Bem legal, sério mesmo muito bacana o texto que você postou.

Postar um comentário