A empresa norte-americana Lvx System desenvolveu uma nova tecnologia que permite os computadores acederem à internet através da iluminação no tecto. As pulsações luminosas imperceptíveis a olho nu são captadas por um dispositivo ligado ao computador. Este sistema vai ser colocado quarta-feira em seis edifícios municipais da cidade de St Cloud, no Minnesota.
O novo sistema permite que os LEDs, de tamanho comum, enviem informação ao computador em linguagem binária (uma série de uns e zeros). O modem, criado para o efeito, é ligado ao computador e descodifica os sinais transmitidos, exibindo o conteúdo da internet solicitado pelo utilizador.Os criadores de Lvx, luz em latim, afirmam que a conexão é capaz de atingir os 3 megabits por segundo, estando previsto para 2011 uma velocidade superior. Um relatório da Akamai, empresa norte-americana que analisa a qualidade da internet, refere que a conexão portuguesa tem uma velocidade média de 16 megabits por segundo.
Os computadores que usem este sistema não precisam de mais nenhuma forma de conexão à internet, como o sistema wi-fi, noticia o ‘G1’.
Mohsen Kavehrad trabalhou nesta tecnologia durante dez anos e sente que o sistema pode ser vital como complemento do sistema sem fios existente, que se torna lento quando existem muitas pessoas ligadas. Este acredita que o Lvx pode ajudar a descongestionar a frequência.
A ideia de usar luzes para comunicar remonta à Grécia Antiga. Os gregos comunicavam a longas distâncias com espelhos e escudos, fazendo reflectir a luz. A marinha americana usa uma versão do código Morse através da iluminação.
Fonte: Jornal Correio da Manhã
0 comentários:
Postar um comentário